• 31
    maio
    2016
  • Postado por
  • Postado em
    Notícias | Projeto Biizu
  • Discussão
    Comentários desativados em Projeto Biizu inicia oficinas na XX Feira Pan-Amazônica do Livro
  • Tags

Projeto Biizu inicia oficinas na XX Feira Pan-Amazônica do Livro

XX Feira Panamazônica do Livro

Mais de 40 jovens estiveram presentes no primeiro dia de oficinas do Projeto Biizu, iniciada na segunda-feira, 30 na XX Feira Pan- Amazônica do Livro, que está sendo realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Sempre visando a democratização da informação, o projeto  mais uma vez oferece oficinas em uma semana, onde serão apresentadas dicas de como utilizar os principais meios de comunicação para otimização e integração das várias comunidades existentes no estado do Pará.

Fotógrafo e parceiro do Biizu há aproximadamente dois anos, Yan Fernandes, ministrante da oficina de fotografia, fala da preocupação em transmitir conhecimento sem banalizar a arte de fotografar. “O mais importante a passar aos alunos é que é possível fazer fotografia sem precisar de grandes instrumentos, afinal são muito caros, porém ainda assim é preciso respeitar os princípios da arte”.

Da teoria à prática os alunos aprenderam  um pouco dos detalhes da fotografia. Para Conceição Miranda,aposentada de 64 anos, um dos pontos mais importantes é “a experiência que ele tem de transmitir para nós a parte prática e a interação professor – aluno, permitindo que nós também participemos e troquemos experiências, afinal, cada um aqui tem a sua própria vivência”, afirmou.

Para a estudando do curso de História da Universidade Federal do Pará, Tainara Farias, 20 anos,  a historia e a fotografia podem ser grandes parceiras. “É possível contar história através de uma imagem, as duas, na maioria das vezes, caminham juntas seja para contar um fato ou mesmo para imaginar como algo pode ser”, avalia.

O Diretor de Comunicação Popular e Comunitária da Secretaria de Estado de Comunicação – Secom, Rodolpho Moraes, explica que as oficinas do Biizu estão presentes  na Feira do Livro desde 2011, quando o projeto Biizu foi iniciado. “A importância do Biizu consiste em oportunizar a criação e o desenvolvimento da comunicação popular e comunitária. As comunidades passam a perceber que possuem a capacidade de promover, criar e se comunicar sem necessariamente depender de uma mídia de massa”, ressaltou .

Nesta 20°edição, a expectativa  da Secom é continuar ampliando os resultados dos cinco anos em que o Biizu é presnte na Feira do Livro. ” Queremos que mais pessoas conheçam o projeto, mostrar que a comunicação popular e comunitária é muito mais que uma alternativa, é uma realidade, não apenas aqui na Região Metropolitana, mas no estado inteiro”, conclui o diretor.

As oficinas do Projeto Biizu continuam até a próxima sexta- Feira (03) com a seguinte programação:

31/05 – Oficina de Rádio – Silvio Junior

01/06 – Oficina Desenho ( Tiras de Quadrinhos) – Edson Redivan

02/06 – Oficina Introdução as Mídias Sociais – Aluízio Guedes

03/06 – Oficina de Fotografia – Yan Fernandes.

As oficinas são realizadas no horário das 10h às 13h e 14h às 18h, todos dias. As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pelo site www.feiradolivro.pa.gov.br

© 2018 Projeto Biizu. Todos os direitos reservados.
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO REGIONAL E COMUNITÁRIA