Oficinas do Biizu ajudam a fomentar o turismo em Ananindeua e Marituba

Oficinas do Biizu ajudam a fomentar o turismo em Ananindeua e Marituba

“Hoje em dia as mídias digitais facilitam a comunicação comunitária e diminuem bastante o custo, porque fazer um blog ou uma fan page é grátis, e isso colabora para a difusão da comunicação como um todo”. A análise do publicitário Pedro Hiraoka, da Secretaria de Comunicação do Pará (Secom), resume uma das funções das oficinas do Projeto Biizu.

E foi baseado no princípio de democratização da comunicação que o Projeto Biizu trabalhou a oficina de mídias digitais, que atendeu 30 profissionais e estudantes da área do turismo em Marituba. A oficina foi realizada na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário e durante uma semana trabalhou a construção de blogs e as melhores forma de utilizar as ferramentas das redes sociais, como as fan pages disponibilizadas pelo Facebook.

“A oficina abordou as mídias digitais, redes sociais e finalizou com a construção de um blog sobre assuntos que eles gostam e já trabalham”, explicou Pedro, enfatizando que o objetivo é que cada blog tenha continuidade e seja útil aos participantes da oficina.

Para o turismólogo Rosenildo Ferreira, morador de Marituba, a continuidade de seu blog já está assegurada. “Essa oficina foi muito importante, especialmente por isso, pois nós já queríamos muito fazer um blog para divulgar a nossa agência de turismo, que está começando as atividades, mas não sabíamos como e nem tínhamos dinheiro para contratar um profissional. Agora já vamos conseguir trabalhar, além de melhorar a nossa fan page”, informou.

A servidora pública Tiziane Matos, diretora da Secretaria de Turismo de Marituba, é outra que também garante a prática do aprendizado da oficina. “Somos responsáveis pela fan page da Secretaria e tínhamos uma série de dúvidas. Agora já sei como resolver. Foi muito útil trazerem essa oficina pra cá”, afirmou.

Além de Tiziane e Rosenildo, a oficina contou com a participação de diversos profissionais da área do turismo que já se utilizavam das plataformas digitais no cotidiano e que agora poderão aperfeiçoar o trabalho. “Essa oficina era uma das demandas que mais tinhamos dificuldade de atender, por isso fomos buscá-la. Foi muito interessante e útil, pois além de colocar em prática, poderemos repassar essas informações”, acrescentou a diretora.

A oficina de mídias digitais foi realizada em parceria com o Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur,) da Secretaria de Turismo, e o Projeto Biizu, da Secom. A parceria pretende circular por todos os municípios que compõem a Rota Turística Belém-Bragança, resgatando a importância do turismo em cada região e se utilizando da comunicação comunitária para divulgar e melhorar as ações voltadas ao setor nessas localidades.

Danielle Franco
Secretaria de Estado de Comunicação

Fonte: Agência Pará

2 Comentários desta postagem

  • Bruno Costa

    14 de fevereiro de 2017 às 10:14
    Importante iniciativa de fomento a difusão cultural e turística das regiões metropolitanas à capital. Em Ananindeua principalmente, pois há tempos não se vê a preocupação da SECELJ (já que não possui secretaria de turismo) em promover divulgação e informação das ações no município. O próprio site oficial do órgão esta completamente zerado de informações a muitos anos. Como produtor cultural e pesquisador do município, sei a imensa dificuldade de se encontrar informações sobre o município e as ações da secretaria de cultura, além das constantes reclamações de abandono do terceiro setor na gestão publica. Um dos municípios mais populosos e rico em diversidades culturais, potenciais turísticos e atrativos culturais não conhece sequer sua própria história, como fator agravante dessa realidade temos a falta de comunicação e divulgação dos seus potenciais por parte das gestões. Por isso considero de suma importância sensibilizar e, outrora, iluminar os servidores e gestores, á importância da comunicação como ferramente de socialização e mantimento do direito de acesso á cultura e lazer.
  • felipe

    7 de março de 2017 às 00:27
    oi gente gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 Projeto Biizu. Todos os direitos reservados.
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA