//Biizu recebe certificado de colaborador do III Intercâmbio Juvenil Pela Cultura de Paz

Biizu recebe certificado de colaborador do III Intercâmbio Juvenil Pela Cultura de Paz

Na última sexta-feira, 28, a equipe do Projeto Biizu – da Secretatia de Estado de Comunicação – Secom, recebeu o certificado de colaborador do 3° Intercâmbio Juvenil Pela Cultura de Paz, realizado em dezembro do ano passado na cidade de Abaetetuba – nordeste paraense – pelo  Instituto Educacional Artístico e Esportivo Rosa dos Ventos.

Parceiro do Instituto desde 2015, o Biizu tem levado oficinas de rádio comunitária e audivisual ao município, trabalhando o princípio da educomunicação em comunidades de Abaetetuba, o que para Paulo Higino Sena, presidente do Instituto Rosa dos Ventos, faz do Biizu “o mais importante projeto da Amazônia”, pois leva a integralização do estado através das diversas maneiras de comunicar.

Representado pelo monitor das oficinas de rádio do Biizu, Felipe Braun, da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária, o projeto levou mais 30 horas de orientações que deram continuidade ao resultado das oficinas de rádio que o Biizu já vinha realizando no município. Um exemplo é a própria combertura do Intercâmbio Juvenil, que foi realizada pelos próprios alunos e exibida no programa “Juventude em Ação”, um fruto direto das oficinas de rádio escolar e rádio comunitária realizadas pelo Biizu.

Sobre o Instituto Rosa dos Ventos

O Instituto Educacional Artístico e Esportivo Rosa dos Ventos é um movimento de apoio e atenção social que promove, no município de Abaetetuba, ações cidadãs voltadas pra crianças e jovens da rede pública de ensino. Ao todo são 18 anos oferecendo atividades relacionadas ao meio ambiente, esporte, cultura e educação para o trânsito, além de programas educativos nas rádios locais.

O principal objetivo do Instituto é que a juventude atue como multiplicadores em um trabalho voluntário de diversos programas de inclusão social que abrange os municípios de Abaetetuba e a região do Baixo Tocantins.

Além da Secretaria de Estado de Comunicação – Secom, representada pelo Projeto Biizu, o “Intercâmbio Juvenil por uma Cultura de Paz” contou ainda com a participação do Departamento de Trânsito – Detran, prefeitura de Abaetetuba, Câmara de Vereadores, Escola Leandro Tomé de Miranda e Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia – FAM. A ação foi realizada pelo Instituto Rosa dos Ventos, Lions clube de Abaetetuba, Fundação Pro Paz e Vênus Atlético Clube.

A previsão é de que as atividades do projeto Biizu retornem ao município ainda no primeiro semestre de 2017 com oficinas de fotografia, contação de histórias, publicidade e propaganda e rádio comunitária.