Participantes do Biizu criam blog sobre a Rota Turística Belém-Bragança

Participantes do Biizu criam blog sobre a Rota Turística Belém-Bragança

O primeiro ciclo de oficinas do projeto Biizu, da Secretaria de Comunicação do Pará (Secom), para o Projeto Rota Turística Belém-Bragança, foi realizado em Icoaraci, no distrito de Belém, e encerrou com a criação do blog “Quando o trem passou por aqui”. A página reúne fotos, textos e vídeos produzidos pelos 10 alunos que participaram do ciclo que levou oficinas de produção de texto, audiovisual e fotografia e mídias digitais.

“Eu acho que os quatro módulos abriram muito a minha visão pra fotografia, para o audiovisual e para comunicação. Aprendi coisas que eu nem sabia que existiam, como o lead, e a última oficina, que foi a de mídias digitais, foi muito importante pra colocar em prática o que discutimos antes. Enfim, tudo foi importante”, avalia Raquel Franco, estudante do curso técnico de Hospedagem e Turismo da Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará, em Icoaraci.

Dentre os objetivos do ciclo de oficinas, a produção do blog chega para criar um espaço democrático, administrado pelos moradores dos municípios onde o trem Belém-Bragança percorreu, resgatando a memória dessa época e desenvolvendo a comunicação comunitária. “Estamos vendo agora a história começando a ser recontada e as pessoas entendendo que nós temos uma história muito maior do que se pensa. Tantas histórias se passaram aqui, inclusive um trem, que ligava Belém a Bragança. Essa história se perdeu e está sendo recontada por nós: pela Secom, pela Setur (Secretaria de Turismo o Pará) e por tantas outras instituições que acreditam nesse projeto de preservação da nossa identidade cultural”, comemora Flávia Lima, gerente de qualificação profissional da PeqTur/Setur.

Os alunos que passaram pelas oficinas pretendem continuar com o trabalho iniciado durante as aulas: “Eu não sabia como fazer um blog, então foi muito novo, muito interessante. Eu espero que esse curso me ajude muito na minha área profissional, que é o Turismo, e espero que a gente continue com o blog que está no ar”, conta Thaís Palheta, 25, estudante. “Minha expectativa é tentar manter tudo o que a gente aprendeu em sala de aula, não parar aqui, colocar tudo em prática, colocar o blog pra funcionar”, complementa a aluna Raquel Franco.

Todas as oficinas foram ministradas por profissionais da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secom, como forma de ampliar as relações institucionais das Secretarias de Estado. O produtor e publicitário Felipe Braun ministrou o módulo de fotografia, a jornalista Danielle Franco ministrou o módulo de produção de texto, o diretor de vídeo Thiago Souza ministrou de audiovisual e o publicitário Pedro Hiraoka encerrou o ciclo com o módulo de mídias digitais, resultando no blog.

Para o próximo ano, a parceria da Rota Turística Belém-Bragança pretende levar o mesmo ciclo de oficinas para outros 12 municípios do nordeste paraense: Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança.

“As pessoas vão começar a se apropriar da sua própria história e ao fazer isso, elas vão ter um espaço democrático onde poderão contar suas memórias, as de seus avós, bisavós, vizinhos. Isso vai trazer de volta quem realmente nós somos. Nós temos muita coisa para contar e não tínhamos esse canal. Então, esses ciclos de oficinas vão abarcar isso, vão tornar o Pará um lugar interessante para se conhecer.” avalia Flávia Lima.

O blog criado pelos participantes do Ciclo de Oficinas do Biizu pode ser acessado no endereço: https://rotaturisticabelembraganca.wordpress.com/

Governo do Estado do Pará
Secretaria de Estado de Comunicação

Saiu também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Projeto Biizu. Todos os direitos reservados.
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO REGIONAL E COMUNITÁRIA