Imagens da cultura indígena em destaque nas oficinas do Biizu

A estudante baiana Simone Braga, 28 anos, mora em São Félix do Xingu há um ano. Ela tem um projeto que pretende criar uma embarcação biblioteca para visitar as aldeias do Rio Xingu e seus afluentes e, ao mesmo tempo, fazer um registro fotográfico da riqueza da cultura indígena das aldeias. Para isso, ela se inscreveu na oficina de iniciação a fotografia e de audiovisual do Projeto Biizu que está sendo ofertada durante a Semana dos Povos Indígenas.

O Projeto Biizu é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), que disponibiliza oficinas de comunicação e incentiva comunidades a produzirem conteúdos voltados a democratização do acesso à informação por meio de ideias pensadas e executadas pelos participantes. O objetivo é que os participantes deem continuidade na produção dos conteúdos, ao facilitar a interação das comunidades com o Governo.

Durante a Semana dos Povos Indígenas foram ofertadas duas turmas de oficinas aos indígenas e também para a comunidade geral. O repórter fotográfico Sidney Oliveira ministrou a oficina de fotografia. Os alunos tiveram contato com as técnicas e fundamentos da fotografia como luz, foco, equipamentos, leitura da fotografia e iniciação ao fotojornalismo.

“A cultura indígena é muito marcante. Vou aprimorar minhas fotos, registrar o cotidiano dos povos e colocar este registro para o mundo conhecer a beleza da sociedade indígena”, comentou a estudante Simone Braga, que ressaltou ser de fundamental importância aprender técnicas de fotografia que irão alavancar o seu projeto de registrar o dia a dia destes povos.

Para o instrutor da oficina de audiovisual Thiago de Moraes, a cultura indígena é muito marcante na identidade brasileira. Por isso, os alunos que participaram da oficina se mostraram muito interessados no conteúdo. “Aqui eles puderam melhorar sua técnicas de uso de câmera, de gravador e tiraram todas as suas dúvidas, pois já tinham o equipamento na mão e não sabiam como utilizá-los”, destacou.

Por Márcio Flexa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Projeto Biizu. Todos os direitos reservados.
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO REGIONAL E COMUNITÁRIA