Alunos do projeto Biizu surpreendem instrutores

Foram quase 70 pessoas que durante esta semana, no município de Igarapé-Açu, nordeste do Pará, alteraram sua rotina, trocaram horários no trabalho, para se dedicarem ao conhecimento. Eles participaram das oficinas de fotografia, texto jornalístico e audiovisual organizadas pelo projeto Biizu, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), durante a seletiva regional dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) que terminam neste sábado (27), no município.

Na tarde desta sexta-feira, 26, na praça de Igarapé-Açu, foi realizada a entrega dos certificados aos alunos das oficinas. Foram 10 inscritos nas aulas de audiovisual, 25 nas de texto e 28 nas de fotografia. De segunda a sexta-feira, os alunos tiveram aulas teóricas e foram exercitar os ensinamentos nos ginásios nos quais aconteceram os jogos.

O resultado dos trabalhos de fotografia pôde ser conferido em um fotovaral exposto na praça, para orgulho da instrutora, Débora Flor. “Fiquei muito surpresa com a qualidade dos trabalhos deles e o empenho. Os alunos incorporaram o fotojornalismo e eu nem precisava pautá-los, eles mesmos tinham a iniciativa de ir atrás das reportagens”, contou a fotógrafa.

Dênis Trindade, 38 anos, tem uma lojinha de fotos 3×4 em Igarapé-Açu. Se inscreveu na oficina para aprimorar a parte técnica, mas saiu com outro olhar. “Aprendi a ter percepção para captar o acontecimento na hora certa”, contou o comerciante.

As oficinas também foram oportunidade de interação para os mais jovens. “Gostei de fazer novas amizades e aprender as técnicas de fotografia. Desejo ser um fotógrafo profissional para viajar pelo mundo registrando os lugares”, disse o empolgado estudante João Carlos Monteiro, 15 anos.

O projeto Biizu é coordenado pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e tem como objetivo a democratização da comunicação. “Fiquei muito satisfeita com o resultado final porque percebi um grande número de adultos nas aulas. Profissionais que não entravam em uma sala de aula há muito tempo e tiveram o interesse e a dedicação para acompanharem as oficinas até o fim”, disse Dani Franco, instrutora da oficina de texto e coordenadora do projeto Biizu em Igarapé-Açu.

O projeto com as oficinas vai prosseguir nas próximas seletivas regionais dos JEPs, que serão realizadas em Mocajuba, Santa Izabel do Pará, Breves, Maracanã e Marabá.

Por Syanne Neno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Projeto Biizu. Todos os direitos reservados.
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO REGIONAL E COMUNITÁRIA